Fundada há mais de quatro séculos (em 1561), a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Brasil.
Foi berço de duas das mais importantes faculdades de Medicina do Brasil: a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Desde 1963 é a sede da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas técnico-científicas e responsável pela formação de cerca de 120 médicos por ano.
A instituição é prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a convênios com serviços públicos de saúde, e este compromisso filantrópico faz com que todos os recursos obtidos sejam aplicados em seus hospitais, garantindo a continuidade da assistência com o que há de melhor na área hospitalar.
Há mais de cem anos o Departamento de Oftalmologia da Santa Casa vem salvando a visão de pessoas de todo o país, tratando doenças que causam cegueira de forma irreversível, tanto com medicamentos, como cirurgias.
Atende e trata pacientes com doenças como catarata, glaucoma (pressão alta nos olhos), estrabismo (vesgueira), descolamentos e doenças da retina, do nervo óptico, inflamações e tumores oculares.
O departamento é dividido em especialidades para que os pacientes sejam tratados por especialistas de cada doença da melhor forma possível, como os setores de plástica ocular, retina, neuroftalmologia, estrabismo e glaucoma.
Além dessas especialidades e doenças, muitas outras que dependem de tratamentos com lentes de contato especiais, transplantes de córnea, outras cirurgias ou tratamentos com aparelhos específicos também têm seu setor especializado. Consultas, análises, diagnósticos e procedimentos são realizados sempre por professores capacitados em assistência, ensino e pesquisa, seus residentes e fellows, com o objetivo principal de atender bem e salvar a visão da população carente.